quinta-feira, 30 de junho de 2011

Escolha, coerção, engajamento

Jean Paul Sartre, filósofo francês, em sua teoria existencialista, já afirmava: "o homem está condenado a ser livre". Mas este não pode fazer tudo o que quiser, tendo em vista que ele é responsável por aquilo que é, por aquilo que escolhe. A vida é feita de escolhas, a todo tempo estamos escolhendo A ou B, e nesse processo o homem sente angústia. Pois todos nós somos responsáveis por toda a humanidade. Se tomo  a decisão de me matar, acarretará num grande sofrimento de muitos entes; se pelo contrário, me angustio por não dar cabo da minha vida.
Escolher, angustiar-se. Nossas maneiras de agir, pensar e de sentir são determinadas por um controle coersitivo muito grande, de modo que a sociedade toma para si o controle sobre os homens, do que ele deve fazer ou não. As instituições tem esse poder de silenciosamente, mandar e desmandar, nos seus seguidores devotos, mas estes tem o direito e a escolha de seguir ou não determinadas normas impostas. Mas determinadas regras sociais estão tão arraigadas nos indivíduos, que ele optam por agir conforme a sociedade quer que ele seja. Então para mascarar, falsetear, encontra-se em cima do muro: e decide por vestir a "farda do alferes", como no conto "O espelho" de Machado de Assis, ele deixa de ser o "Joãozinho" (o homem) e passa a ser o "senhor alferes" (objeto/coisa): perde sua humanidade e transforma-se em coisa, numa atitude de má-fé; um homem incapaz de tomar suas próprias decisões, tornando-se mera "marionete social".
Por isso que escolhas são difíceis, pois nossa liberdade, como mencionei, depende da dos outros, cada uma de nossas decisões podem levar a determinadadas circunstâncias das quais não há como reverter, mas o homem também não deve ficar no quietismo como o alferes, vivendo conforme a sociedade quer.
Fazendo uma nova digressão, como Santos Dumont poderia imaginar, que sua mente brilhantemente inventiva, capaz de construir o 14 Bis, pudesse se transformar em uma arma numa Grande Guerra? Ele escolheu contruir. Quem escolheu transformar esse invento em um armamento, também fez uma escolha.
E então, qual a melhor maneira de escolher? De que forma a minha liberdade não sobrepuja a do outro? O que fazer então? Cinismo da minha parte em dar a receita: "AS DEZ MELHORES MANEIRAS DE FAZER UMA ESCOLHA CERTA".  Não! Cada um é dono do seu próprio mundo, mas vários mundo formam um imenso, do qual cada um é resposável pelas mazelas da vida, como a pobreza, as doenças, a impunidade... Sabe o que é isso? ESCOLHA! Então, engaje-se!!! Seja um agente ativo que luta por seus ideais, por sua época, que reivindica os problemas sociais... Mas isso é um escolha minha? Pode até ser... Faça as suas próprias escolhas ou não!
"Olhos sujos nos relógios da torre:
Não, o tempo não chegou de completa justiça
O tempo é ainda de fezes, maus poemas,
alucinações e espera". (A flor e a náusea-Carlos Drummond de Andrade ) 
Gláucia Santos de Maria

4 comentários:

  1. Escrevi esse texto, em virtude de algumas inquietações segundo as quais estava passando. Percebo que algumas decisões que devo tomar são muito difíceis, mas elas devem ser tomadas, independente dos resultados, são escolhas!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, temos muitas escolhas pra fazer, no post do meu blog sobre mundo binário mostro essa coisa que aparece muitas vezes nas nossas vidas.

    É complicado, mas é só pensar e ter bom senso que iremos saber o que é melhor para nós, pensar fundo..

    ResponderExcluir
  3. Deparo-me com estas 'inquietações' todos os dias, seja em casa, no meio social e principalmente no mundo acadêmico. São escolhas desde as mais simples que muitas vezes passam despercebidas, até as mais complexas, que são capazes de mudar todo o nosso futuro.
    Eis a questão: O Futuro. Acredito que é por não saber o que vai acontecer daqui a 10 minutos que tornam as escolhas tão difíceis, até as escolhas simples podem mudar tanto o nosso futuro, que quando este vira presente a gente pensa: "Jamais imaginei que isso poderia acontecer".
    Como Gláucia falou anteriormente, são escolhas e devem ser tomadas. Pessoas que não fazem escolhas no seu dia a dia não são pessoas, são árvores! rsrs
    É importante pensar no futuro, calcular os riscos e estarmos prontos para as escolhas que o mesmo nos reserva.

    ResponderExcluir
  4. Deu vontade de assistir Matrix de novo.

    ResponderExcluir

E aí? O que achou?