sábado, 3 de dezembro de 2011

Ciências Sociais



Amigos, familiares e colegas (mesmo da universidade), vez por outra pergunta o que é ciências sociais? Ou o que faz um cientista social?
Ah sei, você vai ser assistente social... Não!!!
Dada à dificuldade do que é ou o que faz, é necessário por vezes, fazer um discurso longo sobre o que serei daqui a alguns anos, tendo em vista que estou em formação...
Grosso modo, podemos dizer que a área das ciências sociais se subdividem  em três, tais sejam: antropologia, sociologia e ciência política.
Na Antropologia pode-se estudar a origem, os costumes do homem e das culturas.  Nomes como Lévi-Strauss, Mauss, Morgan, Radcliffe-Brawn, dentre outros, serão vistos na disciplina em questão.
Na Sociologia, investigam-se as relações, as estruturas e a dinâmica das sociedades modernas, analisando os processos históricos de transformação das organizações sociais. Autores como Durkheim, Weber, Bourdieu e o próprio Karl Marx, contribuíram com suas ideias na área da Sociologia.
Na Ciência política, analisam-se os sistemas, as instituições e os partidos políticos de um país e as relações entre as nações. Bem como abrange assuntos relativos às políticas públicas e etc. Figuras como Bobbio e Gramsci, terão destaque na ciência política.
Atuando como professor ou enveredando no campo da pesquisa, percebemos o quão vasta é a carga e aporte que os cientistas sociais podem atuar na área que optar.
Decidir por ser cientista social é um grande desafio. Pois é necessário reservar, horas e horas de dedicação junto aos livros. Então, tem que gostar de ler! Mas é um prazer enorme poder usufruir e estar constantemente dialogando com os autores, que procuram através de suas teorias explicarem no cerne da vida humana, como as coisas realmente são.
Pena ainda que o curso não tenha o reconhecimento que tanto merece. São anos e anos, livros e mais livros, sem contar nas apostilas, no curso da graduação e na pós, doutorado... são horas de dedicação que mereciam uma melhor atenção dos “nossos dirigentes”.
O que mencionei sobre a função social do cientista social, é apenas uma pequena parcela do que realmente são as Ciências Sociais.
O barato de ser cientista social é poder estar no mundo e questioná-lo, é imaginar o quão podemos fazer de melhor a partir das teorias que lemos, é saber a dimensão da responsabilidade que temos diante dos nossos olhos, e que de certo modo, nos escapa das mãos. Mas que constantemente estamos à procura de respostas de como se dá a lógica social em meio aos seus múltiplos aspectos.
O Cientista Social nunca está satisfeito, é um eterno estudante, à procura de conhecimento. Ser cientista social é estar no mundo, questionar esse mundo, e procurar saber as razões pelas quais fazemos parte dele. É vida, é social, é cultural.

Gláucia Santos de Maria

3 comentários:

  1. Gostei muito to texto. Apesar de ser totalmente da área de exatas, desde criança, sou admirador da Ciência como um todo. Além dos números, sempre me atrairam muito os estudos a respeito das entrelinhas do comportamento humano. Da neurologia à sociologia. Da história à psicologia.

    ResponderExcluir
  2. Continuo em dúvida. Será que Ciências sociais é o que realmente procuro para uma vida proficional satisfatória?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escolha de uma profissão implica em dúvida mesmo, se decidir por ser cientista social lhe trará satisfação profissional ou não, isso dependerá dos caminhos que ousar em percorrer. Acredito que quando se ama o que faz, a gente não mede esforços para atingir nossos objetivos. O caminho pode ser difícil, mas nada é impossível!

      Excluir

E aí? O que achou?