sábado, 28 de julho de 2012

Uma fantástica noite: O dia em que um só Etíope dominou a soberba Roma



Os jogos olímpicos que novamente estamos tendo a oportunidade de acompanhar chegam à sua trigésima edição da era moderna. Na antiguidade, mais precisamente na Grécia, eram disputadas diversas competições entre as cidades estados (Polis), sendo denominadas de olimpíadas.
As olimpíadas da era moderna se iniciaram em 1896, em Atenas, Grécia. Apenas 14 nações estiveram presentes competindo nas 43 modalidades de esportes. O evento cresceu ao longo do tempo e hoje é uma das maiores competições esportivas da atualidade e que engloba mais de 200 nações. As olimpíadas que estamos acompanhando, possui uma imensa mídia televisiva que transmite as competições, de modo que não é preciso ir até Londres para acompanhar os jogos, já que na sua casa, você poderá assistir as diversas práticas esportivas que acontecem. Nas olimpíadas, inúmeras histórias de superação, de garra e de força também serão relatadas. Algumas dessas atividades terão, certamente, um enorme valor social, político, como também histórico.
Em razão desses acontecimentos que se fazem presente nas olimpíadas, poderíamos destacar muitas representações que tiveram destaque. Mais uma em especial me chama atenção, pelo fato de toda relação histórica que fora criada, que remetia até mesmo uma referência a Roma antiga, que fora um fator preponderante para o encerramento dos jogos olímpicos que existiam na antiguidade, pelo fato dos romanos imporem sua influência sobre os gregos tirando o brilho dos jogos.
Chegada à era moderna, mostrando toda sua beleza turística, como também seu valor histórico para a humanidade, Roma sediaria os jogos olímpicos no ano de 1960. O evento seria marcado pela vitória da antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviética) no quadro de medalhas dos jogos, uma vitória socialista em território capitalista. No entanto, para os italianos aliados ao bloco capitalista comandado pelos Estados Unidos, a vitória soviética não tivera tanta representação que uma determinada modalidade esportiva tivera no evento.
A modalidade que queria destacar é a maratona. Esta é tida como uma das provas mais tradicionais do atletismo, sendo a que mais cobra do atleta, pelo fato de serem exigidos 42 km de corrida. A maratona é a prova que encerra tradicionalmente os jogos olímpicos. Em Roma não foi diferente, porém, a referida competição pela primeira vez seria realizada a noite. O fim da prova seria ao lado do Coliseu, e a linha de chegada ficaria bem próxima do Arco de Constantino.
A prova recebeu 69 competidores e entre eles estaria uma figura, a qual a história mostraria aos italianos, todo um orgulho que fora ferido alguns anos atrás em razão da invasão fascista italiana a Etiópia, no ano de 1935, promovida pelo general Benito Mussolini, que também governava de forma ditatorial a Itália. As tropas italianas partiram do Arco de Constantino para conquistar a Etiópia, país pobre da África, mas que em sua história nunca tivera sob o jugo de um colono, exceto, “Uma curta ocupação da Itália entre 1935 a 1945, a Etiópia nunca fora colonizada.” (Munanga e Gomes, 2006). Essa invasão seria lembrada 25 anos depois, por um atleta, que era uma criança no momento desta invasão.
  No ano de 1932 nascia Abebe Bikila, filho de família pobre, na Etiópia. Vira seu país ser invadido pelos italianos, que causaram muitos problemas a um país, onde sua população já vivia em condições desfavoráveis. O pai de Bikila fazia parte da guarda do Rei Hailé Selassié, o mesmo a qual Bikila se tornaria guarda. O seu alistamento a guarda imperial, aconteceu em função de subsistência, já que o cargo dava o mínimo de condição para sobreviver. Esta era uma forma a qual Bikila garantiria seu sustento. Este não imaginava que aos 17 anos iria se tornar um atleta mundialmente conhecido, pois o seu contato com atletismo só viria aos 24 anos de idade. Quem descobriu o seu talento foi o treinador sueco Onni Niskanen, que fora contratado pelo governo Etíope para revelar corredores talentosos. Este viu em Bikila todo um potencial, acontece que Bikila só seria integrado à equipe que foi a Roma, graças à infelicidade de um atleta etíope que torceu o joelho. Abebe Bikila foi à Roma e lá caminhando pela cidade observou o obelisco de Axum que fora pilhado pelos italianos na guerra. Trata-se de um monumento que fora levantado no século IV, e posteriormente desmontado e levado para Itália. Bikila reparou que o obelisco fica 1,5 Km da linha de chegada: era ali onde ele dispararia.
     O treinador de Abebe Bikila alertou que o seu maior concorrente era um marroquino que estaria utilizando o numero 26. No entanto, este competidor por outro motivo correu com o número 185. Esta mudança de número fora bastante incentivante para Bikila, que decidiu correr descalço, em razão do patrocinador da competição, a Adidas, não ter um tênis a qual o atleta achasse confortável aos pés. Porém, ao final da prova Bikila explicaria a razão de correr descalço. Correndo a noite e sendo iluminado por tochas seguradas por policiais da cidade, Bikila corria acompanhado pelo numero 185, a qual tinha sido alertado pelo treinador. Só que Abebe Bikila não tinha sido informado das mudanças de números, e o etíope apertava o passo buscando o 26, sendo que ele estava ao lado dele. Essa disputa acabou sendo entre Bikila consigo próprio, e isso acabou deixando o marroquino para trás. O ponto a qual Abebe Bikila arrancaria para vitória lembrava seu povo. Passando ao lado do Coliseu, e cada vez mais próximo da vitória, o corredor começou a ver olhares que na sua infância o oprimia, mas que agora o aplaudia. Nesse sentido, não era apenas Bikila que era aplaudido, mas toda a Etiópia que fazia jus em forma de homem. Bikila segue correndo mesmo depois da linha de chegada, e dessa maneira se tornava assim o primeiro negro africano a ganhar uma medalha de ouro nos jogos olímpicos. Mas só isso não bastava para esse grande atleta, o motivo de correr após a linha de chegada se deu em virtude de que fora justamente nesse local, debaixo do Arco de Constantino, que Mussolini partiu para invadir a Etiópia. Desse modo, ao dançar* nesse mesmo local, Abebe Bikila não comemorava apenas o seu feito, mas era a vitória do seu povo sobre a Itália.
      Após a corrida, Abebe Bikila explicou por que correu descalço "queria que o mundo soubesse que meu país, a Etiópia, sempre tinha conseguido suas vitórias com heroísmo e determinação". Em seu país Bikila foi recebido como um herói, tanto que o rei Hailé Selassié da Etiópia promoveu o atleta, que já era seu guarda a função de cabo. O mesmo presenteou o atleta com um anel de diamante que possuía uma frase que destacava o novo slogan que a Etiópia assumira a partir daquele momento: “Enquanto Mussolini precisou de milhões de soldados para conquistar a Etiópia, nós só precisamos de um para conquistar Roma”A conquista de uma cidade histórica por um único homem, só aconteceria em função do esporte. E é isso que torna os jogos olímpicos um evento tão marcante e significativo. 
* Vitória de Abebe Bikila: http://mais.uol.com.br/view/ofj6vrny8naf/abebe-bikila-campeao-da-maratona-de-roma1960-04024D99336ACCA12326?types=A
Ronyone de Araújo Jeronimo

sábado, 21 de julho de 2012

Contos de fadas Disney: Branca de Neve, padrões e estereótipos

          
         Culturalmente falando, não há como deixar de afirmar que os valores, os papéis sociais e até mesmo os estereótipos partilhados entre os indivíduos, se configurará de acordo com a sociedade em que os indivíduos estiverem inseridos. Desde a infância nos habituamos a receber incentivos dos nossos pais quanto ao modo como devemos nos portar à mesa, as vestimentas que iremos usar em determinada ocasião, bem como nos é apresentado uma bola para o menino e a boneca para a menina eis aí o processo de socialização. Como coloca Berger (1973) a chamada socialização primária, ocorre dentro do seio familiar, nas brincadeiras com os colegas de infância e também no espaço da escola no qual se iniciará o processo de socialização secundária (Bourdieu, 1998). 
          Nesse processo de socialização, nos é oferecido revistas, músicas e filmes de animação. Quanto a este último, um carro-chefe das produções cinematográficas de desenhos animados, sem dúvida é a companhia Walt Disney. Eis aí o ponto em que gostaríamos de chegar. Sobre uma de suas produções é que iremos nos debruçar. O foco de nossa discussão diz respeito ao primeiro longa metragem em animação produzido em 1937, no inicio da Segunda Guerra Mundial: Branca de Neve e Os Sete Anões. Na produção desse filme Disney recebeu o Oscar, e ainda sete miniaturas representando os sete anões. Mas de que modo podemos estabelecer um debate sobre esse longa produzido por Disney? Na nossa discussão usaremos da animação em questão para especificar os padrões e estereótipos usados por Disney e seus produtores, nesse ‘inocente’ conto de fadas. 
      Desde nossa infância, somos deparados com padrões sociais que influem no modo como percebemos a realidade através de um mundo pré-construído. As histórias, os contos infantis trazem também essa carga de determinados padrões sociais partilhados entre as personagens. Refletindo essa questão, o conto de fadas funciona como forma de entretenimento, mas, além disso, ele 
Consiste em histórias que se passam em um tempo e espaços indefinidos e que apresenta de início uma situação realista problemática, de tema universal com um conflito entre o bem e o mal, além de elementos mágicos, terminando com a punição dos maus e o final feliz do herói (FREITAS,1997)
           Os contos infantis, e principalmente os contos de fadas, mostram que se fores bom, terás um final feliz, caso contrário serás punido pelos atos maldosos que praticou contra outrem. O fato de ser bom ou mal, já emergem como padrões a serem seguidos ou não. Passemos aos estereótipos. De acordo com Lippmann (apud Baccega, 1998) não vemos as coisas primeiramente para depois definirmos, todavia, nós definimos e depois vemos. E o estereótipo funciona como uma espécie de tipos sociais aceitos, ou padrões segundo os quais devemos seguir. No caso dos contos de fada, será bem mais quisto quem for bom. . 
          Na construção desses estereótipos, encontramos no conto de fadas mais antigo de Disney, a Branca de Neve. Trata-se de uma princesa que perdera o pai e que vive sob o jugo da sua madrasta. Mesmo sendo adulta Branca de Neve se mostra bastante ‘inocente’, e se revela uma moça que sonha em encontrar seu príncipe encantado. E isso pode ser percebido em uma das canções, “O sonho que eu sonhei”, quando a mesma afirma: O sonho que eu sonhei/Há de acontecer/O castelo que eu/imaginei/De verdade, ele um dia há de ser/O meu eterno amor/Um dia encontrarei/E feliz eu irei/viver com esse amor/No sonho que sempre sonhei. 
        Em contraponto com a princesa, encontramos a figura da madrasta. Esta representa o mau, e tem como características principais a vaidade, quando a mesma se olha ao espelho, e por outro lado sente inveja da princesa. Nesse sentido, através de métodos ilícitos a madrasta tenta dar fim a Branca de Neve, ao impor a um caçador que traga o coração dela como prova de sua morte, já que esta era considerada a mais bela. Mas como o trunfo não fora alcançado, dado o sentimento de piedade do caçador em tirar a vida de Branca de Neve, a madrasta buscou através da bruxaria, envenenar uma maçã para que esta morresse. Desse modo, não existe quem nunca teve aversão à figura de qualquer madrasta em muitas situações, vista como má, vil e perigosa. 
       Disney, nesse longa, mostra também a figura dos anões. Mestre é o anão que tem como principal função conduzir o grupo, ou seja, lidera através de sua sabedoria, mas procura trabalhar em conjunto em prol do beneficio da equipe. Não é difícil encontrar essas pessoas na nossa sociedade. Em seguida temos o Feliz, figura que expressa através de suas ações que, mesmo em casos de dificuldade há sempre a possibilidade de se ter alegria e felicidade. O anão conhecido como Atchim, é aquele que vive doente, e a seu lado temos o Dengoso que, expressa a carência de muitos de nós. Nesse meio, encontramos o Zangado. Este é uma figura que expressa o não humor da própria trama da animação, e diferentemente do anão Feliz, ele é ranzinza e insatisfeito em boa parte da trama. Os dois últimos, Dunga e Soneca completam os sete anões. O primeiro é mudo, e muitas das suas ações revelam uma espécie de inocência, comparada a Branca de Neve em certo sentido; e o último podemos comparar as pessoas que esperam a vida passar, como numa espécie de inércia, no qual suas ações se demonstram ineficientes. (FREITAS, 1997). Temos também a presença dos animais que auxiliam Branca de Neve em suas dificuldades, e revelam a expressão de muitas pessoas que estão preocupadas com as outras numa espécie de solidariedade. E por último encontramos a figura do príncipe. Este aparece duas vezes no filme, segundo o qual revela através de suas características uma espécie de tipo ideal que a princesa almeja: montado em seu cavalo branco e que a leva, depois de todas as dificuldades passadas, para morar no seu lindo castelo. 
       Por fim, podemos perceber que mesmo em filmes infantis de contos de fadas, somos induzidos, em certa medida, desde a infância a estereotipar os indivíduos em determinados papeis, através de um padrão especifico. Através de um ‘inocente’ conto de fadas, Disney expressou através de Branca de Neve e os Sete Anões, a partir de nossa análise determinados padrões sociais e estereótipos partilhados em certo sentido, com a sociedade da sua época. 


Gláucia Santos de Maria  

sábado, 14 de julho de 2012

Juventudes, direitos e participação: desafios e (re) definições


         
          Pensar a juventude brasileira, na atualidade, exige refletir sobre uma série de aspectos que foram cruciais na formação de novos problemas, novas abordagens e perspectivas de compreensão sobre essa temática. De modo geral, é preciso que se considerem os aspectos econômicos, políticos, sociais, culturais, etc., que definiram uma nova face para essa parcela da população.
            Cabe atentar para o fato de que não podemos mais pensar a juventude e entendê-la de forma homogênea, pois há importantes variantes no que diz respeito a sua identidade (ou melhor, identidades) e os modos de expressão que adota.
            Segundo Pierre Bourdieu (1983, apud Barrientos-Parra) “(...) não existe uma juventude, mas multiplicidade delas, tantas quantas são as tribos existentes”. Desse modo, é importante ressaltar que para uma população cada vez mais crescente cabe ao Estado destinar políticas públicas que subsidiem e proporcionem condições efetivas para o desenvolvimento integral dessa parcela da população.
            Desde 2005 que, no Brasil, tem sido pensada uma Política Nacional de Juventude, cujo principal objetivo é elaborar diretrizes, objetivos estratégicos, eixos e critérios para que sejam formuladas e implementadas políticas sociais eficientes e que possam dar condições para que a juventude brasileira se desenvolva integralmente.
            Neste mesmo ano, houve a criação da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), fazendo com que o Brasil fosse o primeiro na América Latina a contar com um conselho destinado aos jovens. “Composto por 60 membros, dos quais 40 são da sociedade civil, o Conjuve veio reforçar ainda mais a democracia participativa, que ganhou destaque ainda maior com a realização da I Conferência Nacional de Juventude, em 2008, em Brasília. O evento mobilizou mais de 400 mil jovens e adultos em todo o país e resultou em um documento com 70 resoluções e 22 prioridades que devem nortear as ações para a juventude em nível federal, estadual e municipal”.
            Se, para as crianças e os adolescentes o Estado deve adotar uma postura absolutamente protetora, tendo em vista a fase peculiar de desenvolvimento dessa população, para os jovens é preciso que seja lançado outro tipo de olhar. Para estes, devem ser pensadas estratégias para oportunizar a sua entrada na vida adulta com segurança e perspectivas de futuro, pensando a sua possibilidade de interlocução e tomada de decisões.
            Tendo em vista a elaboração de um marco legal específico para as políticas públicas de juventude, tramita atualmente no Senado Federal o Projeto de Lei da Câmara – PLC 98/2011. A iniciativa surgiu na Câmara dos Deputados e para que se torne lei necessita de aprovação no Senado e a sanção da presidenta.
            Este projeto visa instituir o Estatuto da Juventude e o Sistema Nacional de Juventude. Pelo projeto “são considerados jovens as pessoas com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos”.
            Cabe analisar que a juventude não pode ser pensada apenas em termos de faixa etária, tendo em vista que os direitos desse segmento “(...) baseiam-se na especificidade da condição juvenil constata-se que os jovens têm características singulares físicas, psicossociais e de identidade que demandam uma atenção especial por parte da sociedade e do poder público.” (Barrientos-Parra, 2004, p. 137).
            Um aspecto que consta no texto do projeto de lei e que assume uma importância crucial na formação da autonomia juvenil diz respeito à participação social. O texto diz que “(...) o Estado e a sociedade promoverão a participação juvenil na elaboração de políticas públicas para a juventude e na ocupação de espaço público de tomada de decisão como forma de reconhecimento do direito fundamental à participação”.
            Desse modo, notamos que existe a possibilidade de mudança de paradigma quanto à ação estatal, pois “Significa passar das tradicionais políticas ‘para’ a juventude, isto é, políticas concebidas pelos governos direcionadas aos jovens, para políticas de juventude, isto é, políticas concebidas e elaboradas com a participação direta dos jovens, por meio de estruturas jurídicas reconhecidas pelo Poder Público, como conselhos e coordenadorias da juventude” (Idem, p. 140).
            Podemos dizer, então, que a juventude brasileira passa por uma fase de intensas mudanças em termos de reconhecimento por parte do Estado, inserção na política, geração de estratégias de incidência e participação e, também, de expressão do seu rosto multicolorido e plural.
            Vivemos uma fase onde há espaços de participação cuja influência pode ser determinante para os caminhos dos jovens no nosso país. Cabe, contudo, promover espaços de formação política para que os jovens possam atuar enquanto protagonistas de sua história, abrindo novos caminhos e (re) inventando possibilidades novas de um futuro melhor.  

José dos Santos Costa Júnior, graduando do curso de História pela UFCG


sábado, 7 de julho de 2012

Personificação das roupas: memórias e dor*


            
         As roupas podem ser vistas como uma representação do materialismo, ou um utensílio comum que acaba se tornando um símbolo do consumismo desenfreado. No entanto, a roupa é algo mais do que um simples fetiche humano, ela possui em sua essência algo que mistifica o seu uso. A nossa sociedade por questões históricas, necessita andar vestida, e por isso o apego por esse material de tecido, que incorpora em nossos corpos e se molda a partir deste,  passa a se tornar parte da existência da pessoa que  a veste. A roupa está na memória de quem a vestiu ou usou uma vez, mas para quem vê o outro vestido, a lembrança ainda é mais forte. O fato de lembrarmos uma pessoa querida que já se fora, e ter uma lembrança dessa, nos trás à tona todo tipo de sentimento causado simplesmente pela personificação da roupa com o nosso ser. E nesse caso a dor se apresenta a nós em função do que vestimos.
            Diante dessa temática nada melhor do que trabalhar a obra do autor norte-americano Peter Stallybrass, “O casaco de Marx, roupa, memória e dor”, segundo a qual, no primeiro capítulo o autor irá descrever seus sentimentos diante da dor propriamente sentida por ele, em virtude da morte de seu grande amigo e companheiro de profissão. Primeiramente há um vazio indescritível que o cerca, em razão do autor não conseguir expressar seus sentimentos referentes àquela perda. As roupas e utensílios eram apenas o que restavam de seu amigo. Porém, fora o que incentivara a escrever sobre o assunto, em contato com as sensibilidades e vestido com a jaqueta preferida de seu companheiro. Stallybrass se viu aflorando os seus sentimentos diante da perda de seu colega, as lágrimas que antes teimavam em não brotar em seus olhos, surgiram. E o choro no qual o autor descreve, abriu uma porta para este encontrar o que procurava, e se viu escrevendo sobre as roupas. A jaqueta a qual estava vestido representava muita coisa, sentia o seu amigo novamente ao seu lado, mais do que isso, o autor se sentia vestido pelo amigo que tanto gostava.
Então percebemos que a roupa é mais que uma vestimenta, ela adquiri vida em contato com o corpo humano. E a partir do momento em que esta, que tanto impregnou a matéria, deixou de ser usada, permanece com cheiros e representa ainda o dono. No cabide ainda pode se ver, a face de quem usou. Stallybrass conseguiu ver de uma forma clara, o momento em que se sentiu vestido pelo seu amigo, pela jaqueta que tanto desejava e gostava de ver o vestido.
            Peter Stallybrass deixa claro que a memória e a dor andam juntas, lado a lado. A roupa só ajuda aflorar essas duas características. Pois, ela é algo visível, e está sempre em nosso corpo para onde nós vamos.
 Desde pequenos nos afeiçoamos a algo. Em primeiro plano uma chupeta, depois uma bicicleta e em outro momento uma calça jeans, objetos e utensílios que tornam parte de nossa vida. O cuidado com que tomamos com essas coisas, até parecem que são vivos para nós. E será que não são mesmo? O afeto existe, e o amor também, é difícil desvincular algo que nós gostamos, até mesmo quando as roupas ou objetos estão gastos. O zelo que conservamos naquilo que gostamos e usamos permanece. No final paramos para pensar o quanto somos hipócritas, ao dizer que o materialismo é algo esdrúxulo, e só as pessoas com poder aquisitivo possuem. É histórico na sociedade se passar de geração a geração pequenas relíquias. Em qualquer classe social no século XV era comum receber algo que representasse a memória do seu antepassado, mesmo que fosse uma roupa já usada, em formato de um trapo. O armário e as roupas então podem representar a ausência do ser que outrora vestia aquelas roupas e se locomovia de um lado para o outro. Stallybrass faz referência a um poema de Nina Payne, no qual os filhos brigam para vestir as roupas do seu pai falecido. Será que igual ao autor, estes também se sentiam vestidos pelo pai? É algo a se pensar.
*Alusão ao texto de Stallybrass

Ronyone de Araújo Jeronimo

sexta-feira, 29 de junho de 2012

1 Ano de "Acadêmicos Curiosos"


          Há um ano, mais precisamente no dia 29 de junho de 2011, publicávamos o nosso primeiro texto no “Acadêmicos Curiosos”.  E hoje, com grande alegria comemoramos junto a vocês o nosso primeiro ano de existência. Hoje não teremos uma temática específica para abordarmos, afinal estamos em festa! E reservamos esse dia para agradecer a todos os seguidores, amigos e visitantes que partilham conosco esse espaço de debate, reflexão... E que mesmo às vezes os textos sejam de cunho teórico, procuramos fazer uma escrita didática, acessível a todos que nos leem e nos prestigiam! 
          Atingimos a marca de mais de 7 mil acessos nesse um ano de existência. Muitas visitas do Brasil, mas também de pessoas de outros países como E.U.A, Alemanha, Rússia,  Portugal, Ucrânia, Coréia do Sul, Reino Unido, Índia, Canadá, Moçambique e etc. que marcaram sua presença. E pretendemos percorrer mais lugares a fim de levarmos nossas reflexões acerca dos assuntos das mais diversas temáticas, acadêmicas ou não. 
      Agradecemos também aos que compartilharam conosco através dos comentários. Sempre que divulgamos um texto ficamos na espera de como o público reagirá à nossa abordagem, e na medida em que vocês comentam, discutimos e sabemos suas opiniões. Isso, sem dúvida, é muito gratificante para nós!
           O nosso blog, não se restringe a textos escritos por nós, por isso abrimos espaço para que vocês nos escrevessem e contribuíssem com suas discussões. E com grande prazer dividimos esse espaço com Gracielle Silva ao nos enviar o texto: “Racismo é violência! Diga não!”, e também da contribuição de Girlene Medeiros ao escrever o texto: "Pelo direito livre escolha da profissão". Além delas, esperamos também o seu texto para ser divulgado aqui no “Acadêmicos Curiosos”. 
          E para não esquecer, estamos de visual novo, além de termos criado um banner que vocês podem nos divulgar nas redes sociais que vocês fazem parte, bem como estamos contando agora com a parceria do blog “Pistas da História”. Contamos com a presença de novos parceiros que divulguem nosso trabalho, como também iremos prestar o mesmo auxílio, contribuindo com o desenvolvimento de ambos os blogs. Desde já agradecemos a colaboração de todos que prestaram um importante papel a este blog. E resumimos todas essas palavras de agradecimento, com um muito obrigado! 

Acadêmicos Curiosos

domingo, 20 de maio de 2012

"Um país se faz com homens e livros” *




          A vida acadêmica a cada dia que passa nos exige que foquemos o nosso tempo com diversas leituras. E quando se trata da área das humanidades como um todo, essa exigência se torna ainda maior. Constantemente temos apertado cada vez mais o nosso tempo no diálogo com os teóricos e pensadores. Nesse sentido pensando no caráter da leitura, me peguei indagando a seguinte questão: Como se dá o hábito da leitura entre os brasileiros de maneira geral? Será que temos lido muito? Eis que encontrei algumas respostas.
           Não há como negar que a invenção da imprensa por Johannes Guttenberg no século XV, certamente revolucionou a sociedade como um todo, na medida em que o conhecimento foi pouco a pouco se difundindo pelo mundo, conhecimento este antes restrito a uma minoria.
          Mas, e a leitura? Não há dúvida que a linguagem escrita foi uma das revoluções mais importantes para as sociedades, é a partir dela que os indivíduos têm a oportunidade de abarcar conhecimento com novas culturas, fazendo com que a integração desses mesmos indivíduos com a sociedade em que vive e com as que ele pode conhecer através dela.
           O hábito da leitura se concretiza cotidianamente, e o incentivo a essa prática é essencial para que os indivíduos tomem gosto em viajar nos livros. Acontece que aqui no Brasil, em pesquisa realizada pela segunda vez pelo Retratos da Leitura no Brasil (2008), na qual o principal objetivo era diagnosticar e medir o comportamento dos brasileiros quanto a leitura de livros, mas levando em conta também revistas, jornais, histórias em quadrinhos, livros digitais etc. A pesquisa era de caráter quantitativo de opinião, na qual os entrevistados foram visitados em seus domicílios a fim de responderem um questionário que visava conhecer o perfil dos leitores, e também dos não leitores a partir de suas opiniões , hábitos, preferências e práticas do dia a dia.
           A pesquisa mostra muitos dados, mas limitar-me-ei aos seguintes:
• Número de leitores: 95 milhões;
• Número de não-leitores: 77 milhões;
• Número de livros comprados: 1,2 livro por habitante/ano (o que dá 36,2 milhões de compradores de livros);
• Número de livros lidos (4,7 livros por habitante/ano).
(Fonte: Pesquisa Retratos da leitura no Brasil)
          Segundo Maria Antonieta Antunes Cunha, muitos dos entrevistados afirmam que não freqüentam bibliotecas, pois não estão estudando. Isso mostra que muitos relacionam a leitura com o fato de estar na escola por exemplo. Quanto ao ensino superior, a pesquisa ainda revela que o índice nessa parcela define o maior uso da leitura. E os dados não se esgotam.
           Preocupados em expandir o hábito da leitura, o Instituto Brasil Leitor conta com bases em vários estados brasileiros, com bibliotecas espalhadas em estações de metrô, de trem e terminais de ônibus, bibliotecas comunitárias. Eles atuam a dez anos nesse projeto, e visam cada vez mais atingir todo o território nacional.
             Essa explanação quanto à leitura no Brasil é apenas uma visão superficial que me propus a mostrar. As iniciativas quanto a pratica da leitura são importantes na medida em que elas ajudam a fomentar o conhecimento aos indivíduos, trazendo contribuições na formação cultural das pessoas. Entretanto, não basta apenas entregar um livro, mas criar medidas cabíveis quanto à importância desse hábito. É papel da sociedade como um todo difundir o conhecimento: tanto de pais, professores e o poder público. E quanto a nós acadêmicos, fica a dica de não nos enclausurarmos nas nossas torres intocáveis, e introjetarmos conhecimento para nós mesmos, o conhecimento tem que ser difundido, deve ser propagado! Enquanto a você, lhe desejo uma ótima leitura!

* Frase de Monteiro Lobato

Gláucia Santos de Maria


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Em defesa da verdadeira doutrina religiosa cristã, e suas violências populares no século XVI.


           O Cristianismo ao longo da sua história sofreu com a divisão de seus crentes. Desde o inicio não havia uma coesão entre os seguidores da filosofia de Cristo. É claro que isso só seria observado com mais preocupação, quando o cristianismo tornou-se a religião principal do ocidente e de algumas partes do oriente. O império Romano disseminou a religião cristã pelo mundo, apesar de por muito tempo perseguir a mesma. Mas, com adesão da nobreza romana, esta religião se tornou parte de Roma, tornando este o credo de um império, que mesmo após a sua queda, ainda sustentou a cultura romana, a partir de sua dominação dos povos que conquistaram o império. A Igreja cristã mantivera o rito romano. No entanto, não impedia que os convertidos tivessem percepções diferentes da forma de enxergar a Cristo. O cuidado com as heresias se iniciaria com uma perseguição contra aqueles que pregavam outras formas de conceber a religião cristã, diferente da passada pela igreja com sede em Roma. 
          O grande cisma do oriente, no século XI, iria dividir a cristandade em duas partes, Mas de toda forma, desde o período do império romano, quando Constantino fundou a cidade de Constantinopla, a igreja do oriente sempre manteve politicamente afastada da igreja do ocidente, e é claro que as duas possuíam divergências, que acabaram ocasionando esta divisão. A distância não afetou tanto as populações ocidentais, como seria afetada, quando fora difundida a reforma protestante no século XVI por Martinho Lutero. Por muito tempo a igreja ocidental, com sede em Roma, fora única com a divisão das igrejas do oriente e do ocidente. Pois antes era uma única igreja. Isso não quer dizer que todos concebessem de uma forma única os ensinamentos de Cristo. Havia outras formas de pensamento dentro da doutrina cristã, que eram combatidas. A reforma protestante é um exemplo de combate às arbitrariedades da Igreja católica, por ser a única denominação religiosa do ocidente. Esta privou a população européia de possuir o conhecimento, até mesmo a língua utilizada pelo rito religioso católico era o latim, que atrapalhava a compreensão dos fiéis, mas ajudava a igreja a dominá-los. 
         A reforma Protestante traria benefícios, como as traduções da bíblia nas línguas pátrias. O espírito humanista fluía nesse movimento, que buscava nos evangelhos a explicação. Por isso que os seguidores protestantes buscaram se alfabetizar para conhecer a palavra de Deus, para contrapor os católicos. A legitimidade religiosa logo foi buscada, os católicos referendavam sua existência aos apóstolos, enquanto os protestantes diziam falar a verdade dos evangelhos. Esse embate teórico ocasionaria muita violência e problemas sociais causadas por essa divisão. Na França eram comuns esses confrontos entre católicos e protestantes no século XVI. 
             A historiadora Estadunidense Natalie Zemon Davis, em seu livro Culturas do Povo, enfatizará essas temáticas, junto a outras. O principio de poluição religiosa será tratado no livro, como um dos objetivos das comunidades religiosas de se livrarem umas das outras, pois cada qual era acusada de estar poluindo a sociedade com uma heresia, que deveria ser exterminada. Um trecho de livro de Davis mostra como as duas facções religiosas conclamavam os seus fieis para defender o seu credo. A doutrina verdadeira pode ser defendida em sermões ou discursos e apoiada pela espada do magistrado contra o herege (DAVIS, 1990). A enfatização da espada demonstra o apoio das duas denominações religiosas para que a multidão, de forma dramática, partisse para violência. 
              E muitas violências seriam constadas na Europa, e principalmente na França, inclusive o massacre do dia São Bartolomeu que ficaria para história, como um dos atos mais terríveis empregados, em circunstancia desse embate religioso na Europa. Onde os católicos massacraram os protestantes de uma forma tão cruel, que não permitiram que estes pudessem contrapor. É claro que para ocorrer esse massacre, muitos outros conflitos sangrentos foram observados de ambos os lados, mas esse ficaria marcado para eternidade. 
             Discutindo a mentalidade desse sangrento massacre, Natalie Davis chegará à conclusão que em uma segunda abordagem vê tal violência como parte mais comum do comportamento social, mas a explica como uma espécie de produto patológico de certos modos de educação infantil, da privação econômica ou perda de status (DAVIS, 1990). Os levantes religiosos traziam a luta pela legitimidade religiosa no ocidente. Para os católicos, era muito mais do que isso, era uma busca para voltar a ter o domínio e os status que outrora tinha perdido com a difusão do protestantismo que diminuíra um pouco de sua hegemonia naquele século. Desse modo, isso explica um pouco os conflitos que aconteceram nesse período. 

Ronyone de Araújo Jeronimo

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O lixo nosso de cada dia é sobrevivência de muitos!

O Bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
(Manuel Bandeira)

É desesperador a falta de consciência e sensibilidade de nós brasileiros quando o quesito é o desperdício de alimentos. Sejam nas feiras livres, nos supermercados e até mesmo em casa, muitos alimentos são jogados na lata do lixo a todo instante e levados aos lixões ou aterros sanitários das cidades brasileiras. E enquanto muitos de nós não fazemos o uso correto no consumo de muitos alimentos, observando o que é necessário comprar para a nutrição, a Embrapa mostra em uma de suas pesquisas que o brasileiro joga mais alimentos no lixo do que consome. Isso é um absurdo! E por que a citação de Manuel Bandeira acima? Esta pode ser justificada.
Após assistir inúmeras reportagens sobre o assunto, me deparei no dia 30 de janeiro de 2012 com uma matéria exibida pela SBT no programa SBT Repórter apresentado por César Filho. Num dos diálogos que a entrevistadora fazia a um dos catadores de lixo, fiquei extremamente sensibilizada.  Foi mais ou menos desse modo que se estabeleceu o diálogo. A repórter perguntou ao trabalhador o que de mais valioso ele havia encontrado no lixão, e a resposta foi imediata, o mais precioso, sem dúvida, foi à alimentação. Sim, alimentação! Sabe quando vamos almoçar, jantar, e fazemos aquele belo prato e que quando não agüentamos mais jogamos no lixo sem a menor culpa? É justamente esse alimento que irá nutrir aquele homem e muitos outros juntamente com seus familiares. É duro falar isso, e muitos de nós nem sentimos o peso na consciência. É preciso ver um relato desses para refletir o quão egoístas somos e mais que isso, o quanto não damos valor ao que temos e desperdiçamos, sendo que isto é a sobrevivência de muitos. É de se debulhar em lágrimas diante de tanto descaso. Muitos deles não possuem alternativa mesmo, e tem de sobreviver daquilo que está disponível, no lixo.
Gostaria de compartilhar agora, outro relato sobre o lixão, ou melhor dizendo, o antigo lixão de Campina Grande desativado recentemente pela prefeitura da cidade paraibana. Em tempos em que ainda era estudante secundarista, uma ex-professora minha, disse que uma imagem ficará para sempre em sua memória. Ela nos relatava que em uma visita ao antigo lixão da cidade, com alunos do colégio em que lecionava, viu uma criança, uma menina que aparentava por volta de seus 5 anos de idade. Esta se encontrava suja e com poucas vestes. Quando o caminhão descarregou o lixo, ela imediatamente viu quando caiu uma maçã, e sem pestanejar, zás, pegou a fruta. E como se não bastasse, acreditando que iria retirar as impurezas da fruta no contato com o lixo, simplesmente a pegou com suas mãos, que assim como o seu corpo, estavam sujas, e a esfregou em seu tronco e a devorou. E esse fato nunca saiu da mente da professora que presenciou, e nem da minha que apenas ouviu o relato com tristeza.
Acerca de tudo o que foi abordado, fica um momento de reflexão para todos nós. Muitas vezes olhamos uma comida com desprezo e a julgamos não agradável ao paladar. Pensemos bem antes de jogarmos fora, pois se para nós não é boa, para muitos outros é a única sobrevivência.

Gláucia Santos de Maria




sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O que explica a falta de engajamento da juventude brasileira no século XXI?



        Atualmente observamos que a juventude de nosso país anda perdendo cada vez mais o engajamento que outrora tivera. Parece até que tudo já está resolvido, que o Brasil se tornou uma maravilha, e que a corrupção não é mais um problema. Engana-se quem pensa dessa forma. O Brasil continua sendo um país com alto índice de corrupção na política e em outros meios públicos. A miséria continua firme afligindo os que estão à margem da sociedade, e o preconceito continua forte em todos setores da nossa sociedade.  E enquanto isso acontece, nossa juventude fica parada só observando, sem tomar nenhuma atitude, pensando não ter nada ver com os acontecimentos, pois grande parte está alienada por meios de comunicações, que mostram que juventude é apenas a idade da descoberta. Mas, qual seria essa descoberta? O sexo é a grande descoberta que a mídia tanto enfatiza, mas será que só é isso que nos resumimos?
            É claro que não, somos mais do que isso. A juventude é o inicio do amadurecimento do ser humano para a vida adulta. Então, que homens e mulheres teremos daqui alguns anos? Se continuarmos dessa forma, teremos adultos com mentalidades débeis, isso se já não temos hoje, pessoas que não sabem distinguir o obvio na sua frente. Esse é o mal dos jovens que não estão engajados, que não sabem protestar por melhores condições de vida, e que falam que política não os interessa. Mas acabam votando por paixões geradas por seus familiares, que seguem à risca o padrão das antigas oligarquias que se mantém vivas, justamente por causa da culpa dos jovens não serem politizados, como eram os jovens do período da Ditadura. É claro que a repressão ajudou em partes o jovem a se revoltar contra o sistema, já que esse era desprovido de sua liberdade de agir e pensar. Hoje há certa liberdade, graças aos jovens do passado. Porém, grande maioria dos jovens de hoje não procuram pensar, nem tão pouco agir.
            Essas transformações da nossa juventude têm sido paulatinamente influenciadas por vários meios, como os de comunicação, e agora, a grande influência são as redes sociais. Estas vêm transformando muitos jovens em reféns do computador através dos vínculos de amizades virtuais. No entanto, sabemos o quão importante é a socialização do ser humano com os outros indivíduos, e esses vínculos de interatividade não podem ficar apenas no campo virtual, pois é necessário um contato mais próximo para conhecer melhor a realidade, já que não dá para tomar conhecimento do descaso social tão somente enfurnado dentro de casa, mas sim, tendo o contato com tais dramas para ter consciência, e isso é algo que a juventude necessita para conhecer melhor os problemas que envolvem o seu município ou seu estado. Pois assim, tomando conhecimento dos problemas que assolam o seu centro, poderiam utilizar estas redes sociais como uma arma para mostrar o que está errado, e até mesmo para marcar manifestações contra as diversas injustiças, que o nosso povo anda passando. Ficar em casa compartilhando piadas, ou dor de cotovelos, não vai levar a nada. O negocio é se mexer, pois para se ter um país melhor, muito tem que se melhorar.

            O escritor francês Victor Hugo em sua brilhante obra “Os Miseráveis”, escrita no século XIX, dará destaque aos amigos do ABC, jovens republicanos imbuídos de defender os ideais da Revolução Francesa, que estavam sendo infligidas pela volta da monarquia e da família Bourbon ao poder da França. Essa juventude incita os demais a se rebelarem, mas a rebelião acaba fracassando. No entanto, isso mostra que uma juventude organizada pode derrubar um sistema. Por isso é preciso sair nas ruas e protestar. Algo que muitos dos jovens do século XXI não têm buscado por imaginar que seu país vive um momento de intensa valorização econômica, mas que ainda mostra uma divisão de renda muita injusta. Mas muitos destes não observam, por estarem de olhos fechados e caminhando rumo a um buraco sem fundo, e não tem noção que este caminho é perigoso.

Ronyone de Araújo Jeronimo



quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O ser branco e o ser negro: como discutir essa questão?


Li esses dias uma matéria no qual a pedagoga Luciana Alves discute que quando falamos sobre questões raciais e o próprio racismo, pouco ou quase nunca se reflete o que ela chama de branquitude, e essa ausência, de acordo com ela, só faz disseminar o preconceito, e desse modo, estabelecendo que ser branco é ser superior. De acordo com Luciana Alves, as discussões em questão só tem sentido quando abordadas também  sobre o papel do branco na nossa sociedade.
Marilena Chauí, por exemplo, na sua obra intitulada: Brasil- mito fundador e sociedade autoritária há quem diga que sente orgulho em ser brasileiro, mas que diariamente, na vida real, diz que nordestino é atrasado, que as mulheres são burras, os índios são preguiçosos, os negros indolentes etc. Há quem fale também que se sente indignado  com a existência de crianças de rua, com as chacinas das mesmas; sendo que ao mesmo tempo, se revela uma sociedade que tolera e admite a existência de milhões de crianças sem infância, de crianças abandonadas. E mais, ainda que há um discurso propagado ao longo da história brasileira de que somos um povo ordeiro, e de que não existe pecado abaixo da linha do Equador e que por conta da miscigenação é que nos faz um povo rico em cultura e que não há discriminação racial.
Sobre a questão da miscigenação, pedagoga afirma que ela é uma temática bastante discutida, mas o que realmente fica oculto, é que por trás desse debate há uma maior propagação do preconceito, que como o mito, só faz atualizar o racismo. De modo a enfatizar como positivo o “ser branco”, em detrimento da negatividade de “ser negro”.
Em sua pesquisa, ela verificou que ser branco é não ser negro, e daí percebemos a carga discriminatória da qual a pedagoga percebeu segundo o ponto de vista de um de seus entrevistados.
O ser branco é tido como uma norma padrão da sociedade brasileira. E é possível ver essa questão, quando em consultas do censo somos questionados quanto a nossa cor de pele. Muitos afirmam: sou branco! Ou seja, é norma, é padrão!
Dada essa dificuldade, a pesquisadora sente a emergência de que quando abordados as questões referentes ao racismo é importante levarmos em conta que tem de ser discutidos ambos os lados: os negros e os brancos. Pois fica realmente difícil nos martirizar sobre o papel do negro visto como negativo, sem apontarmos de fato, como essa negatividade fora implantada pelos brancos. É necessário refletir sobre essa branquitude que fora se instaurando e tomando forma, mas que ninguém ousa debater, por ser visto como natural. Tendo em vista que ao falarmos de ser negro, deixamos de lado o debate de ser branco e perpetuamos assim o racismo!
É prioritário refletir essas questões!

Gláucia Santos de Maria